quinta-feira, 16 de maio de 2013

Ciclofaixa na Pampulha

Ontem fui pro meu pedal sagrado da Pampulha que esta completamente bagunçada devido as obras para copa do mundo.Recapeamento, ciclovias sendo restauradas enfim uma bagunça que espero trazer benefícios por que tem tornado tudo em BH um caos total.

A medida que os ciclistas iam chegando pra esperar o Pacheco(Bi Campeão do desafio 24h de Fortaleza e Campeão Brasileiro Master 2008) dar o ar da graça pra puxar o pelotão juntamente com o Rodrigo(pequeno Pumba), eu ia observando como a garotada de 15 e 16 anos esta aderindo ao ciclismo, meninos super bem preparados, equipados com suas super bikes, achei bem legal esse interesse da moçada.



Fotos: Leticia Tamara

Pronto Pacheco chegou e partimos. a coisa mais gostosa que tem é andar no meio desse pelotão, tudo sincronizado, as pedaladas, a respiração a atenção principalmente com os inúmeros buracos que são gritados o tempo inteiro pelos padrinhos e pela galera.Afinal em meio a tantas speeds um buraquinho qualquer é fim de treino e com certeza um tombo bem feio.

Mas ontem o pedal foi diferente,houve uma reunião em frente ao PIC pra tratarmos sobre a implantação da ciclofaixa que esta sendo feita na orla da Pampulha.O Rogério Pacheco esteve na Regional Pampulha com o Secretário Humberto,  onde o mesmo informou que estava suspenso a instalação dos paralelepipedos de concreto na obra da ciclofaixa da Pampulha.




Fotos: Rogério Pacheco

A marcação esta sendo feita será MÃO e CONTRA MÃO para os ciclistas.Enfim foi dado o primeiro passo ou seja a não colocação dos paralelepípedos que iriam delimitar o espaço dos veículos e ciclistas.

Agora, é mostrar às autoridades que os riscos de acidentes de quem trafegar no sentido oposto, vai causar colisão frontal entre os próprios ciclistas. A sugestão segue: CICLOFAIXA em sentido único, e lembrar que muitas pessoas tem medo de circular pela orla justamente devido a falta de segurança, com esta iniciativa, vai haver  mais segurança e as pessoas terão mais confiança em trafegar no sentido horário da Lagoa da Pampulha.Abaixo o link do projeto mais que perfeito de mobilidade sustentável, lazer e esporte do Pacheco.
https://docs.google.com/file/d/0B2gXng_ZYcXbajdEckJlZEU3Rnc/edit




Foto: Leticia Tamara 


Os agradecimentos vão pra essa galera toda voltada pra causa e também claro para o Pacheco que se empenha tanto buscando melhoria pra todos os ciclistas profissionais ou não e também ao Presidente da Liga Mineira Demerson, ao gerente da Esporte da Regional Pampulha o Claudio que contribuiu muito para esse primeiro passo que ja foi dado com tanto sucesso.


O Advogado Bernardo esteve registrando oficialmente este encontro de suma importância para toda comunidade que usa este espaço e claro, nós ciclistas e esportistas em geral. Esperamos resultados positivos e com certeza virão pois ha empenho e muito amor pelo esporte envolvido, só isso ja é meio caminho andado.


Vamo que vamo!!!





Foto: Leticia Tamara














4 comentários:

  1. Vi um pontinho ali em meio a tantas pessoas, com uma câmara registrando cada detalhe... Era Uma grande agitação diante a tantas bikes presentes como citada por você Leticia Tamara. Bikes simples ou sofisticadas sendo guiadas por crianças, idosos, mulheres, atletas de alta performance e muitos outros que parou ao ver a mobilização pacífica no local das obras de recapeamento da Pampulha. Onde, todos em um só proposito: PEDALAR EM BUSCA DE SEU BEM ESTAR FÍSICO, MENTAL E CLARO A SAÚDE. Este é o perfil do grupo organizado que acompanho e sempre esteve presente na Lagoa da Pampulha, alguns com pedaladas solitários, mas sempre em busca do seu objetivo e se superando. Obrigado pelas fotos e bela matéria que deve ser lida por muitos.
    Abraços e sucesso sempre!!! Rogerio Pacheco - Ultraciclista.

    ResponderExcluir
  2. Oi Rogério que bom que gostou da matéria e das fotos como disse conte comigo para o que precisar a causa é de todos e precisando de uma mãozinha eu tenho duas.Beijão

    ResponderExcluir
  3. Ficou ótimo! e podia ter o link da proposta da ciclofaixa...

    ResponderExcluir